Sinhá Olímpia

"Lá vai Ouro Preto embora, todos bebem e ninguém chora."

Sinhá Olímpia

     Olympia Angélica de Almeida Cotta, mais conhecida como Sinhá Olímpia, foi uma notória habitante da cidade mineira de Ouro Preto onde viveu até 1976. Até o início da década de 70, Sinhá Olímpia ainda podia ser vista pelas ruas de Ouro Preto, com seu cajado majestoso, seu chapéu florido, seu vestido de fitas e muitas histórias na cabeça.

      As pessoas chegavam, tiravam uma foto, ouviam um caso, deixavam uma moeda. E levavam muito da vida dessa senhora, considerada uma das maiores lendas da cidade. Uma lembrança viva, ao lado de tantos monumentos históricos.

      O compositor Vinícius de Moraes disse certa vez que um papo com Dona Olímpia valia uma viagem à Minas. A menina rica, neta do Marquês de Paraná, nasceu em 1888 e aos 40 anos transformou as ruas em seu espaço de vida. Dizem que por uma frustração amorosa, passou a fazer parte de um mundo lúdico, cheio de imaginações.

      A “Linda Morena” – como era chamada na juventude – rompeu barreiras, foi excluída, discriminada. Foi considerada pela cantora Rita Lee como a primeira Hyppie do Brasil. E levando alegria, transmitindo uma paz em conflito com seus delírios, misturava dados históricos de várias épocas e criava histórias interessantes na mente dos turistas, numa linguagem que demonstrava cultura aliada a fantasia.

     

Ouro Preto - 1969

     Sinhá Olímpia vive em verso de Carlos Drummond de Andrade, em música de Milton Nascimento , em samba enredo da Mangueira (1990) , em peça de teatro de Guiomar de Gramont. Vive na escola de samba de Ouro Preto. Vive em cartão postal. Sinhá Olímpia ainda vive, imortalizada na lembrança de todos os que tiveram o prazer de conhecer a boa alma que passou pela vida e cumpriu sua missão.

E Deu a Louca no Barroco - GRES Estação Primeira de Mangueira - 1990
00:00 / 00:00

E Deu a Louca no Barroco - 1990

Enredo da GRES Estação Pimeira de Mangueira

Dona Olímpia - Milton Nascimento
00:00 / 00:00

Dona Olímpia - Milton Nascimento

Composição de Ronaldo Bastos e Toninho Horta

Vídeo registrado em 1971

Pousada Sinhá Olímpia

Rua Dom Helvécio, 180 - Ouro Preto - MG

CEP 35.400-000 - Brasil

Tel. +55 (31) 3551-6369

pousada@sinhaolimpia.com.br

Desenvolvido por Ventura WebMarketing

Copyright © 2015 - Pousada Sinhá Olímpia